Preço
Entrada livre
Avenida Manuel Remígio
A Pesca do Bacalhau
As longas campanhas nos navios dedicados à pesca do bacalhau deixaram marcas profundas em várias gerações de homens das comunidades costeiras portuguesas. As partidas e regressos aos portos eram sempre momentos intensos, repletos de emoções, entre lágrimas de saudade e sorrisos de reencontro.
A dureza da vida no mar e as perdas humanas contribuíram para construir uma parte importante da história da pesca do bacalhau. Muitos pescadores da Nazaré (sobretudo entre os anos de 1930 a 1974) embarcaram nessa aventura, movidos pela esperança de uma vida melhor. Diante da instabilidade da pesca local, da guerra colonial e da pobreza que parecia inevitável para a classe piscatória em terra firme, as campanhas do bacalhau surgiram como uma alternativa viável para muitos nazarenos.
Esta exposição apresenta fotografias, vídeos e relatos de quem enfrentou o desafio de pescar bacalhau na distante Terra Nova. Em condições climatéricas adversas e perigosas, esses homens trabalhavam até 15 horas por dia. Quando saíam no pequeno dóri, seguiam sozinhos, apenas com o mar como companhia e a esperança de encher o barco com tanto bacalhau quanto possível. A mostra procura retratar a dureza daqueles tempos, vividos por milhares de homens e suas famílias. Visite-nos e descubra as memórias e histórias de um passado que, embora distante, ainda vive na lembrança de muitos.
Exposição ficará patente no edifício do Centro Cultural da Nazaré de 12 de abril a 29 de junho.
Horário
2ª feira a 6ª feira:
Fins de semana e feriados:
00
Dias00
Horas00
MinutosEntrada livre
Adicionar uma avaliação