Valado dos Frades

Vila situada a 6 km da Nazaré, junto à linha férrea do Oeste e ao nó de acesso da A8, é a segunda maior freguesia do concelho, com cerca de 3.100 habitantes, distribuídos por 18,37 km2.


Achados arqueológicos atestam a ocupação romana da zona, no entanto, o povoamento da vila parece só ter começado, efectivamente, no século XIII, com a drenagem do Paúl da Cela a pedido do Rei D. Dinis.


O Valado pertencia à Pederneira, e estava por isso dentro das terras dos Coutos de Alcobaça, tendo por isso sido povoado e desenvolvido pelos monges bernardos.


A origem do nome Valado deriva de “velado” ou de “velar”, por existir neste lugar um monge encarregado de vigiar ou velar pelos campos pertencentes ao Mosteiro, segundo a opinião de alguns estudiosos; segundo outros, o topónimo deriva de “vallo” ou “vallu”, palavra latina que tanto pode significar defesa como trabalho de irrigação ou divisória de terrenos.


A presença dos frades deixou marcas visíveis na vila, para além do nome da localidade. Foram os cistercienses os grandes impulsionadores da drenagem dos campos (antigos pântanos e pauis, deixados pelo recuo do mar, que outrora cobrira a região), e da sua adaptação à agricultura. Aqui instalaram uma das 10 granjas agrícolas dos Coutos, na qual fundaram, no século XIV, uma “Escola de Engenharia Hidráulica e Agrícola”, na Quinta do Campo – hoje transformada numa belíssima unidade de turismo de habitação.


O Valado actual é uma vila dinâmica, onde a exploração agrícola intensiva de minifúndios é a base económica da população, sendo a indústria da cerâmica, porcelana e faiança (utilitária e decorativa), o outro grande pólo de desenvolvimento da freguesia. A instalação de uma Área de Localização Empresarial veio dar uma novo impulso económico à vila, criando ao mesmo tempo vários postos de trabalho.

 Desportiva e socialmente bastante activa, a vila dispõe das infra-estruturas necessárias à prática de várias modalidades: hóquei em patins; patinagem; basquetebol e futebol de salão. As associações culturais e recreativas desempenham um papel importante na vida dos valadenses.

Comentários

  • Ainda sem comentários.
  • Adicione um Comentário
    pt_PTPortuguês