Praia do Norte, Nazaré
Praia de imenso areal dourado, rodeada de dunas e pinhais, protegida pelo promontório que, na sua base, esconde uma pequena gruta natural – o Forno d´Orca.
A Praia do Norte é um espaço preservado e natural dedicado à evasão, à pesca desportiva, aos passeios a pé, a cavalo ou de bicicleta e sobretudo aos desportos de ondas (surf de ondas grandes, Tow-In e bodyboard). Aqui, de Outubro a Fevereiro, podem admirar-se as Maiores Ondas do Mundo.
Os amantes da natureza, na Duna Primária da Praia do Norte, podem observar várias espécies de plantas como o Estorno (Ammophila arenaria), os Cordeirinhos-da-praia (Otanthus maritimus) e a Morganheira-da-praia (Euphorbia paralias). Esta duna primária (duna móvel do cordão litoral ou duna branca) constitui a primeira linha de relevo com altura significativa, que surge após o limite médio das águas, e que resulta da acumulação sucessiva de areias transportadas pelo vento, as quais são fixadas, fundamentalmente, pelas raízes do Estorno, cujos rizomas, de crescimento contínuo, e cujas raízes de vários metros de comprimento, são responsáveis pela retenção das areias. Estas raízes permitem que a duna atinja 10 metros de altura, ou mais, acima do nível médio das águas marinhas. Por vezes, a partir da Praia do Norte é possível avistar Golfinhos-comuns (Delphinus delphis). Tal facto está relacionado com a elevada abundância de sardinha nestas águas, que são a sua presa favorita.
Adicionar uma avaliação